• facebook
  • twitter

Agrishow tem balanço positivo fora do campo

Atualizado em: 4, maio, 2015

Balanço inicial divulgado ontem indica que a 22ª edição da Agrishow 2015 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação deve fechar com uma queda de 30% no volume de negócios em relação ao ano passado, segundo a organização (leia mais ao lado). Os números, porém, devem ser confirmados nos próximos dias.

Se a Agrishow não registrou o volume de negócios que desejava, outros setores comemoram o sucesso da feira em Ribeirão Preto. De acordo com Carlos Frederico Marques, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), a Agrishow 2015 terminou com saldo positivo para o setor ao movimentar cerca de R$ 10 milhões.

“Apesar de não ter tido um grande aumento em relação a 2014, os valores se mantiveram”, diz. “Muitos estavam com expectativa negativa, mas conseguimos manter os valores do ano passado”, completa.
Segundo ele, o movimento nos hotéis, bares e restaurantes foi bom. “Não houve queda, mas não houve um aumento representativo. Ficou no mesmo padrão”, acrescenta o presidente, ao afirmar que os hotéis tiveram boa procura, batendo quase 100% da ocupação.

Para Nathan Scnidt, líder de reservas do Araucária Plaza, a diferença dos outros anos para 2015 no setor foi a demora na reserva das acomodações.

“Em anos anteriores já estávamos com a ocupação em 100% para a Agrishow em fevereiro. Neste ano, as reservas ficaram para a última hora”, diz. “A uma semana da feira ainda tínhamos disponibilidade – acredito que por conta do atual cenário econômico”, completa.

Mas, no fim, Scnidt garante que o resultado foi positivo. “A ocupação foi de 99%. Até mesmo no decorrer da semana surgiram hóspedes à procura de quartos”, conta.

Para o líder de reservas, a Agrishow é uma ótima oportunidade de gerar negócios para o hotel. “Não só em termos de acomodações. Nesta semana, tivemos diversos eventos voltados para as empresas participantes da feira.”

Bares comemoram

Além de fazer negócios durante a feira, os profissionais ligados ao agronegócio também curtem os bares e restaurantes da cidade. Tradicional, o Pinguim ficou com suas três casas lotadas nesta última semana.

“A Agrishow é um evento único, que atrai não só os brasileiros, mas um público de outros países também. O balanço é positivo, com certeza”, afirma o gerente Carlos Eduardo de Alencar.

Jamil Chalito, maitre da churrascaria Coxilha dos Pampas, concorda com Alencar. “A Agrishow é o principal evento para a cidade e traz uma movimentação enorme para a churrascaria”, afirma. Mesmo com a instabilidade que permeava a feira, Chalito garante que, para o negócio, foi muito bom. “A casa ficou lotada todos os dias”, diz. “Precisamos de 20 funcionários extras durante a semana para atender a demanda de clientes”, completa.

Tiago Arruda, sócio proprietário do Outback do RibeirãoShopping, afirma que a semana da Agrishow foi fantástica. “Lotação durante a semana e o dia todo. Podemos falar que o impacto da feira foi de 80%”, afirma.

Para ele, a feira faz a diferença para os negócios na cidade.

Panorama negativo

A Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina, estima queda de 30% no volume de negócios em relação a 2014, que foi de R$ 2,7 bilhões. Esta é a primeira vez, em 22 edições, que há um panorama negativo ao final da feira.

De acordo com as entidades realizadoras (Abag, Abimaq, Anda, Faesp e SRB), a alta dos juros e a incerteza política econômica foram as principais responsáveis pela grande queda na realização de negócios.

O Brasil vive hoje uma crise de confiança generalizada e sentida também pelo produtor rural. A esperança dos realizadores da feira é que o Plano Safra, previsto para ser anunciado no dia 19 de maio, possa voltar a fornecer as condições necessárias para a retomada dos investimentos.

Com relação ao público, a organização estima que a edição 2015 manteve a média dos anos anteriores – 160 mil.

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br