• facebook
  • twitter

Ribeirão Convention quer reativar a Maria Fumaça e criar o Museu da Mogiana

Atualizado em: 3, out, 2017

Diretores do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau entregaram o projeto do Trem Turístico à secretaria do Turismo e explicaram que o dinheiro pode vir do Ministério do Turismo

 

O projeto para a criação do Trem Turístico, que resgata a memória da época de ouro do Café na região, foi entregue pelos diretores do Ribeirão Convention ao secretário municipal de Turismo de Ribeirão Preto, Edmilson Domingues, em encontro nesta segunda-feira, 02/outubro/2017.

Márcio Santiago, que também é o presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau e da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do Estado de São Paulo ; o arquiteto e urbanista Eduardo Salata e o empresário Eduardo Ferrari explicaram a proposta do Trem Turístico elaborado pela entidade. O Projeto prevê a recuperação de duas locomotivas, conhecidas como Maria Fumaça, atualmente estacionados na praça Francisco Schmidt e na estação ferroviária da Mogiana; a restauração de 8 Km de trilhos e a reforma do Barracão, a antiga estação ferroviária da cidade para ser transformado no Museu Ferroviário da Mogiana. O Barracão foi construído em 1883 e, em 1982, foi tombado pelo CONDEPHAAT. O objetivo, nesta primeira etapa, é criar um passeio turístico e cultural nos finais de semana entre o Barracão e a atual estação ferroviária. Durante a semana, o equipamento seria utilizado para o transporte da população no sistema VLT – trens rápidos de curto percurso.

Márcio Santiago disse ao secretário que o recurso foi articulado com o Ministério do Turismo no início de agosto, e já foi aprovado.  O Ministério do Turismo destinou R$ 4,8 milhões para a recuperação e reforma dos trens, do Barracão e dos trilhos.

“Mas, precisamos da parceria com a administração municipal. O Barracão é um patrimônio espetacular de Ribeirão Preto e este projeto tem tudo para projetar a cidade no cenário nacional. São poucas as cidades brasileiras que possuem Marias-Fumaça que estão sendo utilizadas como trens turísticos.  A implantação agora, depende somente da Prefeitura Municipal”.

Eduardo Ferrari destacou que “esse projeto é autossustentável pois gerará receita além de empregos diretos e indiretos”.

Eduardo Salata disse que “o Trem Turístico também vai colaborar para a renovação de uma região degradada da cidade com melhorias no entorno de todo o trajeto dele. Ao longo dos trilhos serão criadas áreas de convívio e ciclo faixas, dentre outras coisas”.

O secretário Edmilson Domingues aprovou a ideia e se comprometeu em encaminhá-la ao prefeito Duarte Nogueira. “Esse projeto vem ao encontro dos objetivos da secretaria de Turismo. A administração municipal é um facilitador para as iniciativas que, como essa, geram benefícios para a cidade”.

Márcio Santiago apresentou, ainda, a minuta do Termo de Cooperação entre o Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau e a prefeitura Municipal, que foi recebida pelo secretário.

 

RAO – A marca de Ribeirão Preto

Márcio Santiago também apresentou ao secretário a marca criada pelo Ribeirão Convention em 2012 – RAO – sigla internacional que designa a cidade de Ribeirão Preto. A marca, criada por uma agência de publicidade, aparece em todos os eventos promovidos ou patrocinados pelo Ribeirão Convention e no site da entidade e de seus associados. O presidente da FC&VB-SP ressaltou que a marca RAO pode ser utilizada em todos os eventos que promovam a cidade.

Atualmente, a secretaria do Turismo apoia um concurso, desenvolvido por uma empresa particular, para a criação de um novo desenho sobre a cidade.

 

Ribeirão Preto & Região Convention & Visitors Bureau – apoio total ao turismo

Na reunião com o secretário Edmilson, os diretores do Ribeirão Convention apresentaram uma breve história da entidade que reúne empresas, entidades e profissionais do setor de turismo de Ribeirão Preto.

O Convention Bureau surgiu nos Estados Unidos em 1896 e está presente em centenas de países. É uma entidade não governamental, sem fins lucrativos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico por meio do fomento da indústria do turismo da cidade que representa.

Em Ribeirão Preto, foi constituído em 1998. Aqui, a associação foi responsável por várias conquistas para a cidade. Entre tantas iniciativas, atuou pela permanência da Agrishow na cidade, em 2009; pela realização da Stock Car; pela vinda da França na Copa de 2014; pela criação da secretaria municipal de Turismo e pela designação de Ribeirão Preto como Município Referência em Turismo de Negócios e Eventos, pelo Ministério do Turismo.

*****

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br