Investimento no ar
Economia e negócios Passaredo incrementa frota com mais um jato em linha para Belo Horizonte e acirra mercado local de voos
Um novo jato da empresa Passaredo começou a operar nesta semana no Aeroporto Leite Lopes, para as linhas Ribeirão Preto/Belo Horizonte e Ribeirão/Brasília (ida e volta). Com o Jato ERJ 145, a companhia aérea começa a atuar com nove aeronaves, seis EMB 120 Brasília e três jatos. Na próxima segunda-feira, entra em operação o quarto jato comprado pela empresa, que deve fazer a linha Ribeirão/Rio de Janeiro.
Para Júlio Cesar Caliento, assessor de uma companhia em Brasília, que duas vezes por semana faz a linha para a Capital, a melhora é grande. “A viagem é mais rápida, o aeronave mais confortável e mais segura também. É outra coisa”, disse.
Segundo o diretor de planejamento da Passaredo, Ricardo Cagno, a velocidade e o conforto estão entre as principais vantagens para os passageiros. Mas o maior benefício está no valor das passagens, que deve diminuir. “Como no jato são 50 acentos —na aeronave Brasília eram 30— podemos diluir nossos custos e repassar isso aos passageiros”, disse.
Com o novo jato, as passagens das linhas Ribeirão/Brasília terão preço a partir de R$ 202 e a passagem Ribeirão/Belo Horizonte, R$ 145.
De acordo com a economista Rosalinda Chedian, ações como a da empresa, para a ampliação da frota e a melhora no atendimento, são incentivadas pela concorrência de mercado e beneficiam o consumidor. “Para atrair mais clientes e conquistar um melhor desempenho, as companhias tem de investir em aeronaves mais rápidas e seguras. O consumidor é quem mais ganha com isso.”
As operações dos novos jatos, que começaram neste ano, foram definidas de acordo com a demanda de passageiros por linhas. Dois Jatos ERJ 145 já operam nas linhas Ribeirão/Guarulhos e Ribeirão/Gioânia/Cuiabá/Ji-Paraná. “São linhas em que temos a maior quantidade de clientes, que precisavam de mais acentos.” Hoje, a Passaredo opera 22 decolagens e 22 pousos no Aeroporto Leite Lopes.
Modelo é de jatos regionais da Embraer
s quatro Jatos ERJ 145 foram comprados pela Passaredo neste ano, nos Estados Unidos e na Europa. “São aeronaves semi-novas com poucas horas de voo, bem mais seguras”, disse Ricardo Cagno, diretor de planejamento da companhia. A utilização da aeronave nas linhas da empresa marca a volta da operação comercial do jato no Brasil. O ERJ 145 é o primeiro integrante de uma família de jatos regionais da Embraer, que inclui também o ERJ 135 (37 assentos) e o ERJ 140 (44). (RS)
Fonte: Jornal Gazeta de Ribeirão Preto
Data: 2009-08-18 Hora: 11:45:00
|