Capitais brasileiras avançam na Capacidade Empresarial
 
Capitais brasileiras avançam na Capacidade Empresarial

Indicador é um dos 13 utilizados pela FGV para medir a competitividade dos destinos turísticos brasileiros


A capacidade empresarial das capitais brasileiras é destaque no estudo que avalia a competitividade dos destinos turísticos do país. Elas receberam a maior nota (78,1) neste indicador entre os 13 avaliados e superaram as médias do Brasil e das não capitais na pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por solicitação do Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae Nacional.

No Estudo de Competitividade dos 65 destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional 2009 as capitais atingiram o nível 4 na Capacidade Empresarial, em uma escala de 1 a 5. Isso significa que estão nas condições adequadas para a atividade turística. Em 2008, a nota foi 72,1 no mesmo nível.

Neste indicador foram analisadas quatro variáveis: capacidade de qualificação e aproveitamento do pessoal local; presença de grupos nacionais e internacionais do setor de turismo; concorrência e barreiras além de presença de empresas de grande porte, filiais ou subsidiárias.

O estudo de 2009, divulgado em 8 de dezembro, é o segundo da série iniciada em 2007. Resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano. O primeiro levantamento foi apresentado no ano passado com dados apurados no final de 2007 e início de 2008.

Fonte: ASCOM Mtur




Data: 2009-12-30     Hora: 10:00:00

Todas as notícias