• facebook
  • twitter

VIRACOPOS ESTÁ MINANDO O LEITE LOPES E RIBEIRÃO PRETO.

Atualizado em: 12, jan, 2018

Do jeito que a coisa vai, em breve o Aeroporto Leite Lopes voltará ao seu estado original, ou seja, uma escola de pilotos. Não que isso não seja uma missão honrosa. Mas o sonho de uma grande capital californiana, resultará em uma capital da história daquilo que poderia ser e não foi.

Temos o terminal de cargas mais fechado do mundo. A coitada da TEAD fica somente na expectativa. Quem sabe um dia, os herdeiros da empresa, possam erguer um busto de seus finados pais, pela paciência e esperança infinita.

A nossa Torre de Controle improvisada em containers já vai fazer 8 (oito) anos. É lá onde todo o controle do tráfego aéreo é feito. É lá que está parte de nossa segurança.

Enquanto isso, o Aeroporto de Viracopos, voa em céu de Brigadeiro, e com ele o desenvolvimento de Campinas. Empresários optam investir naquela região. Compare os números de Campinas e Ribeirão Preto. Estamos perdendo de goleada. A receita prevista para este ano em Campinas é infinitamente maior que a de Ribeirão. O fluxo de passageiros, bate recordes a cada mês.

Andar pelas Rodovias D. Pedro e Fernão Dias, que ficam no eixo Campinas e Guarulhos, é a constatação do óbvio.  Tudo causado e influenciado pelos dois maiores aeroportos do país – Viracopos e Cumbica.

Viracopos tem recebido vultosos investimos e não tem perdido tempo. Haja vista que é o aeroporto de maior pontualidade e o primeiro a conseguir ISSO 9001 no Brasil. Faz por merecer.

Enquanto isso, o triângulo mineiro, região próxima à nossa, recebe o projeto de logística NTERVALES que fica entre Uberaba e Uberlândia. Além de um aeroporto internacional de cargas e passageiros, contará com entreposto ferroviário (que já está em operação), dentre outras coisas. Em Araguari-MG, também no triângulo, o terminal integrador ligará a região ao porto de  Tubarão em Vitória-ES.

Do jeito que vamos, no futuro Ribeirão Preto pertencerá à comarca de São Carlos, que agora também já tem o seu aeroporto internacionalizado. O setor tecnológico recebe atenção e recursos. A comunidade acadêmica e política não dormem no ponto.

A par disso, o nosso querido e valoroso Aeroporto Leite Lopes vai minguando, apesar dos alardeados e recentes recursos disponibilizados e das promessas infindáveis e não cumpridas.

Vale a máxima do futebol, quem não faz, toma.

A Califórnia Brasileira vai perdendo de goleada.

Márcio Santiago

Advogado

Diretor do Ribeirao Preto e Região Convention & Visitors Bureau

10 de Janeiro de 2018.

Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br