• facebook
  • twitter

Campus da USP – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Atualizado em: 13, ago, 2019

O Campus da USP – Universidade de São Paulo situa-se em área da antiga Fazenda Monte Alegre, que pertenceu ao “Rei do Café”, Francisco Schmidt. A casa, que foi a sede da fazenda, abriga os Museus do Café e Histórico.

A história começa com a crise do café que afeta profundamente a Fazenda Monte Alegre. Em 1929, a quebra da Bolsa de Valores americana derruba os preços do grão e quebra um pilar vigoroso da economia do Brasil, a cafeicultura. Em 1942, a Fazenda Monte Alegre está endividada e é desapropriada. Em suas terras é construído o prédio para receber a Escola Prática de Agricultura “Getúlio Vargas”, conforme pesquisa de Marcelo José Araújo, “A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP – (1948 – 1975)”. A Escola iria funcionar entre os anos 1940 e os de 1950.

Entrada do Campus | Crédito: Carlos Natal

Ribeirão Preto viveu intensamente os efeitos dessa situação, mas reergue-se mais rapidamente devido à diversidade de suas atividades. Um novo ciclo começa com o predomínio da cana-de-açúcar, igualmente próspero.

O crescimento econômico reclamava crescimento cultural e acadêmico. E a cidade conquista a unidade da Faculdade de Medicina, vinculada à Universidade de São Paulo, criada pela Lei Estadual no. 161, de 24/setembro/1948. O movimento para trazer a faculdade para cá contava com o apoio do Professor Zeferino Vaz, da universidade de São Paulo, e que foi eleito como o primeiro Diretor da unidade de Ribeirão Preto. O professor imprimiu um novo padrão à nova faculdade: criou as disciplinas de Psicologia e Medicina Preventiva, inexistentes no país à época. Convidou professores renomados de universidades européias, incentivou a pesquisa, adquiriu equipamentos e fez construções importantes. De acordo com o pesquisador Marcelo José Araújo, “esta iniciativa contribuiu para a FMRP ser conhecida e comentada cada vez mais no Brasil e no exterior. A título de exemplo, passaram pela Faculdade alguns visitantes como: Sir. Alexander Fleming (Prêmio Nobel de Bioquímica e descobridor da Penicilina), Bernard Houssay (Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina), Dr. Corneille Heymans (Prêmio Nobel em 1938), Henrique da Rocha Lima, entre outros”.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP | Crédito: Renato Lopes

Zeferino Vaz foi diretor por 12 anos, de 1952 a 1964, e lançou as bases de um campus moderno, vocacionado para a pesquisa científica e ensino de altíssima qualidade.

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto começou a funcionar em uma casa alugada na Rua Visconde de inhaúma, 757, num endereço que não existe mais.

O governador Lucas Nogueira Garcez veio para a aula inaugural, em maio de 1952.

Mas a cidade já estava se mobilizando novamente, dessa vez para instalar a faculdade no prédio desocupado da Fazenda Monte Alegre. Em 1953, após a reforma do Prédio Central, foi feita mudança.

Atualmente, o Campus é formado por Unidades de Ensino, e abriga também em sua área o Hemocentro e o Hospital das Clínicas, um dos centros de pesquisa mais avançados da América Latina. Possui também, em meio a densa vegetação, um lago, conjunto de residências para professores, alojamento para estudantes, agência bancária, pista de atletismo, biblioteca, assessoria cultural, restaurantes, ginásio de esportes, piscina olímpica, agência de correio, editora e parque botânico, além da preservação da colônia de imigrantes italianos do início do século, que integrava a fazenda. Circulam diariamente no campus perto de 20.000 pessoas.

A USP-RP oferece 25 cursos com 28 opções de formação, nas áreas de exatas, biológicas e humanas e cerca de 50 áreas em pós-graduação.

Para mais informações: relacionamento@ribeiraopretoconvention.org.br ou pelo telefone (16) 3965-6191

Localização: entrada principal – Avenida Bandeirantes, 3900

Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br