Conheça o histórico mundial

Entenda um pouco mais; o  que é Conventions & Visitors Bureau

Tudo começou em Detroit Hoje são 2000 Convention Bureaux atuando no mundo Em 1896, um grupo de empresários em Detroit (EUA) decidiu contratar um profissional de vendas com a missão exclusiva de atrair para aquela cidade, as convenções até então realizadas em outras regiões dos Estados Unidos. Assim, foi formado o primeiro Convention Bureau, e uma nova indústria emergiu. Várias cidades seguiram-se a Detroit, e hoje os chamados Bureaux tornaram-se uma parte essencial da identidade e da venda de um destino ou cidade. Os escritórios foram criados para fazer de suas cidades locais dinâmicos para eventos, por meio da atração de congressos, convenções trade shows e turistas de negócios. Hoje, são cerca de 2000 Convention Bureaux associados ao IACVB (International Association of Convention & Visitors Bureaux) que atuam no mundo e que disputam agressivamente o mercado turístico internacional.

Cada componente é extremamente competitivo. Por meio dos Bureaux, essa competitividade é compartilhada, já que eles se tornam uma organização apta a conduzir um único programa de marketing para a comunidade, projetando a imagem do destino nos diversos mercados-alvo. Os Convention Bureaux são, portanto, entidades privadas - sem fins lucrativos e, em geral, independentes, ainda que existam casos que funcionam ligados a estruturas governamentais ou Câmaras de Comércio. Mesmo sendo privados e sem fins lucrativos, muitos Conventions & Visitors Bureaux recebem recursos públicos, mas em geral no Brasil a participação privada é mais significativa.

Uma das principais fontes de recursos privados é o room tax (uma pequena taxa - em vários países legalizada pelo governo) cobrado na estada em hotéis. Essa contribuição do hóspede, não do hotel, tende a estimular os Bureaux a serem mais agressivos na atração de eventos e turistas e em estimular a maior permanência dos hóspedes nas cidades, com programas específicos para essa finalidade. Atualmente, quase 70% das entidades independem de recursos públicos, o que lhes garante a flexibilidade necessária para a atuação nesse mercado.

Os recursos públicos podem constituir-se de parcerias: parcela de taxas municipais e/ou estaduais, dotação de verbas para projetos especiais, contrato de prestação de serviços, convênios etc. Outras fontes de receitas são geradas por parcelas em dinheiro, coletadas mensal ou, anualmente, de empresas associadas ao Bureau. O orçamento de um Convention Bureau, portanto, deverá incluir várias fontes de receita, a fim de garantir sua estabilidade econômica e independência de ação. O envolvimento da iniciativa privada é fundamental porque, além de sua contribuição financeira, fortalece a posição do Bureau no meio empresarial.

Ribeirão Preto e Região Convention e Visitors Bureau
Av. Costabile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP. Fone: (16) 3965 6191