História

Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau

O Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau-RPRCVB foi fundado no dia 19 de novembro de 1998, em cerimônia realizada na sede da ACI-Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. Presentes autoridades municipais, prefeitos, secretários, empresários e executivos do segmento de Turismo, que acreditaram na necessidade de um Bureau, uma entidade independente, sem atuação político-partidária, com proposta de desenvolver políticas e ações com objetivo de incrementar negócios de turismo em toda a região.

Desde sua fundação, o RPRCVB vem atuando em várias frentes:

Ações nas escolas de Ensino Médio de Ribeirão Preto, apresentando o Curso de Iniciação Escolar para o Turismo, inicialmente com duração de três meses. O objetivo é mostrar aos jovens que o turismo é uma atividade geradora de grande diversidade de empregos; conscientizar sobre a importância sócio-econômica e cultural do turismo, enfatizando os benefícios para a comunidade, para os empresários e para o poder público, utilizando os estudantes como agentes multiplicadores dentro da sociedade; sensibilizar para a proteção do patrimônio natural e cultural da cidade e induzir o respeito ao turista.

Ø
Realização de palestras, encontros, debates, reuniões para discussão de temas como políticas para o turismo, o papel da sociedade civil organizada, como o RPRCVB, turismo na região etc.

Ø
Reuniões com autoridades municipais, estaduais e organismos federais buscando sintonizar os trabalhos do RPRCVB com as políticas públicas de desenvolvimento do turismo e levar propostas referentes às necessidades da região.

Ø
Participação em reuniões para discussão de projetos como internacionalização do Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto.

Ø
Realização de encontros informais com autoridades municipais, imprensa, empresários do setor.

Ø
Visitas e distribuição de material informativo às redações e jornalistas da cidade.

Ø
Contatos permanentes com outros Conventions & Visitors Bureaux com objetivo de reunir esforços para promoção do Turismo e dos Conventions, participação em eventos, unificação de projetos de interesse comum etc.

Ø
Participação em eventos que promovam a cidade de Ribeirão Preto e sua região divulgando atrativos para o turista de todos os segmentos - negócios, esportes, cultura, religião, ecologia, gastronomia etc.

Ø
Atuação em conjunto com outras entidades/organismos com atividades de interesse em turismo/eventos, como ABEOC-Associação Brasileira de Organizadores de Congressos, AVIRP-Associação dos Agentes de Viagens de Ribeirão Preto e Região, SEBRAE-Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa.

Ø
Apresentação de palestras em Faculdades de Turismo da cidade.

Ø
Desenvolvimento de ações de marketing que promovam o RPRCVB, as entidades ligadas ao setor e o turismo regional.

Ø
Conquista de novos associados, dos mais variados segmentos ligados a turismo e eventos.

Este trabalho vem ganhando força e adeptos, não sem muito debate, discussão de idéias e o fortalecimento da diversidade de pensamentos como forma de amadurecimento constante e crescimento do RPRCVB.

Mas, hoje, o RPRCVB está presente nos acontecimentos importantes da cidade, nas discussões sobre política de turismo, integra a Federação dos Conventions & Visitors Bureaux e reúne empresas e entidades diversas que atuam no segmento turismo-eventos.

Ribeirão Preto e Região Convention e Visitors Bureau
Av. Costabile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP. Fone: (16) 3965 6191