Histórico


O povoado surgiu em meados do século XVIII, mas somente cem anos depois o povoado foi colonizado por fazendeiros que migravam de Minas Gerais tocando boiadas pelas margens do Rio Grande; Antes da sua fundação , motivados pelo desenvolvimento da cultura do Café, Os fazendeiros da época que tinham de perder horas para locomover-se ao distrito de São Simao decidiram construir uma vila autônoma , e mais tarde movimentaram-se politicamente para a transformação da vila em cidade ; A Capital do café, do Chopp e agora Capital do Agronegocio foi fundada em 19 de junho de 1856, sendo batizada nesta data com o nome do seu santo padroeiro São Sebastião, recebeu ainda os nomes de Vila de Entre Rios ,Vila de Ribeirão Preto e finalmente em 1881 recebeu o nome de Ribeirão Preto Entre seus fundadores destacaram - se com a doação das terras, os senhores : José Mateus dos Reis, dono da maior parte da Fazenda das Palmeiras, fez a primeira doação de terras no valor de 40 mil reis, "com a condição de no terreno ser levantada uma capela em louvor a São Sebastião das Palmeiras".
Em 2 de novembro de 1845, no bairro das Palmeiras, era fincada uma cruz de madeira como tentativa de demarcação de um patrimônio para a futura capela de São Sebastião.

Com esta, surgiram outras doações objetivando ampliar o patrimônio da capela, doações que foram anexadas à primeira feitas por José Alves da Silva (4 alqueires), Miguel Bezerra dos Reis (2 alqueires), Antônio Bezerra Cavalcanti (12 alqueires), Alexandre Antunes Maciel (2 alqueires), Mateus José dos Reis (2 alqueires), Luís Gonçalves Barbosa (1 alqueire) e Mariano Pedroso de Almeida, João Alves da Silva Primo,Severiano Joaquim da Silva,José Borges da Costa,Ignacio Bruno da Costa e Ana Zeferina Terra.muitos dos que trabalharam pelo progresso da cidade também são considerados fundadores. Entre eles, Bernardo Alves Pereira, Antônio Alves Pereira, Manuel do Nazareth Azevedo, Manuel Fernandes do Nascimento, Padre Geremias José Nogueira, Padre Manuel Euzébio de Araujo, Padre Miguel Martins da Silva e Padre Angelo Philydori Torres.

A semente do café Bourbon que transformou a pequena comunidade agrícola em polo de riqueza e desenvolvimento, foi trazida pelo cientista Luís Pereira Barreto do Vale do Paraíba em meados de 1876; Foi fundamental para o seu desenvolvimento, a chegada da Companhia Mogiana (estrada de ferro) no ano de 1883 ,iniciando-se então uma época de desenvolvimento e progresso sendo esta , a fase de maior destaque de Ribeirão Preto no cenário nacional pois o município tornara-se o maior produtor de café do mundo, era responsável pela sustentação da balança de exportações e contribuía nos destinos políticos do Brasil fazendo presidentes de estado a exemplo de Altino Arantes e presidentes da republica a exemplo de Washington Luís Durante 50 anos (1890-1940) Ribeirão Preto viveu a glória da época do café Com a riqueza do café veio o desenvolvimento cultural.
Em 1897 foi construído o Theatro Carlos Gomes, motivando a mudança da Igreja Matriz que se tornara menor e menos imponente que o teatro para um lugar mais alto e de maior imponência; A Catedral metropolitana foi construida então na praça das Bandeiras; o inicio das obras foi em 1903 mas somente com a chegada do Bispo Dom Alberto José Gonçalves em 1909 as obras avançaram e a igreja foi inaugurada em 1917.


Em 1928, o presidente da Companhia Cervejaria Paulista João Meira Júnior iniciava a construção de um grande teatro de ópera inspirado em casas de espetáculos européias.

O crack da bolsa de Nova York em 1929 e a crise econômica mundial refletiram-se na construção do teatro.

Diversos padrões de acabamento foram alterados. Mesmo assim, o Theatro Pedro II que foi o símbolo de poder da sociedade cafeeira foi inaugurado em 8 de outubro de 1930 com apresentação do filme "Alvorada do Amor".

Em seu apogeu o Theatro Pedro II tornou-se centro de acontecimentos políticos e sociais. Grandes companhias teatrais e operísticas do exterior e corpos de baile do país se apresentaram nele.

Sua historia na tradição do bom chopp iniciou-se em 1911 com a chegada da Companhia Antarctica e em 1914 com a Cervejaria Paulista; em 10 de novembro de 1943 foi fundado por Nicolás Miranda, o PINGUIM, funcionando como Snooker Pinguim e instalado no Quarteirão Paulista, ao lado do Theatro Pedro II; onde permanece ate hoje com o chopp mais famoso do país, e é um dos cartões de visita de Ribeirão Preto.

A Agricultura encontrou em nossas terras , no clima e em nossa água a combinação perfeita para o seu desenvolvimento ; alem do café vieram novas culturas, como a cana-de-açúcar, a soja, o milho, o algodão, a laranja e implantou-se em nossa região uma forte agroindústria.

Situado em um planalto na região Norte/Nordeste do Estado de São Paulo. Seu relevo caracteriza-se por ser plano, com pequenos declives e ondulações naturais, o que favorece a mecanização agrícola. O solo característico do município é a chamada terra roxa, originário da alteração de rochas vulcânicas (Formação Serra Geral) e arenito (Formação Botucatu), considerado de boa qualidade para as atividades agropecuárias. O clima típico do município é o tropical úmido, caracterizado pelo verão chuvoso e pelo inverno seco.

No verão, a temperatura máxima média mensal é de cerca de 30o C com um índice pluviométrico superior a 200mm de chuva/mês e umidade relativa do ar em torno de 80%. Já o inverno apresenta uma temperatura mínima com média mensal em torno de 13o C com precipitação média oscilando de 20 a 30mm e umidade relativa do ar em cerca de 60%.

Ribeirão Preto é conhecida nacionalmente como grande centro de saúde. O município está entre os primeiros do Brasil no ranking nacional na proporção médico por habitante.

O setor de pesquisa da USP Ribeirão Preto - referência para todo o país - corresponde a 4% dos trabalhos acadêmicos - reconhecidos internacionalmente - produzidos no Brasil.

Em 1948, na capital São Paulo votou-se a lei contemplando várias cidades paulistas com diferentes cursos superiores, para Ribeirão Preto, destinou-se a Faculdade de Medicina, com sua autorização de funcionamento expedida em 1951 a Faculdade inicialmente funcionava na Rua Visconde de Inhaúma o primeiro Vestibular e primeiras aulas ocorreram em abril e maio de 1952, em meio a dificuldades, tendo na Faculdade de Odontologia e Farmácia e na Santa Casa de Misericórdia suportes físicos às aulas teóricas e práticas. Posteriormente decidiu-se que a Faculdade se instalaria nos prédios de Escola Prática de Agricultura. Em meio a resistência de alguns segmentos sociais da cidade, efetivou-se a idéia, contribuindo estas instalações para a afirmação da nova escola.

O Hospital das Clínicas, indispensável ao bom ensino médico, teve na Fundação Sinhá Junqueira, a partir de 1956, por cessão de direito sua melhor estruturação, enquanto o de Monte Alegre, teve construção lenta pelas dificuldades financeiras, somente inaugurado 22 anos depois. Hoje ambos prestam inestimáveis serviços à comunidade como um todo, pois atendem não só populações carentes, como também, segmentos socialmente diferenciados Mais de 80 municípios compõem a região de Ribeirão Preto. São 3 milhões de habitantes que ocupam uma área de 30 mil km2. A renda per capita é semelhante à de alguns países da Europa Mediterrânea e praticamente o dobro da média brasileira.