• facebook
  • twitter

AOS DIRIGENTES E AMIGOS DA REDE BRASILEIRA DE C&VB

Atualizado em: 21, jun, 2015

Muita gente nova tem chegado ao processo de turismo e aos C&VBx  e ainda desconhecem como chegamos até aqui.

Lembro-me de que quando iniciei no processo de C&VB, isso lá pelos idos de 1995, os C&VBx tinham ainda muitas dificuldades e poucos sabiam sobre essa ferramenta extraordinária.

 

Quando fundei o Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau em 1996, foi uma dificuldade enorme, pois ninguém aceitava esse nome “americanizado e misturado com o francês”. Até o Cartório teve muita dificuldade para o registro formal da primeira ata. Deveria ser Associação ou Fundação?

 

Entendi, como advogado, que a constituição jurídica de uma Associação seria mais adequada e mais “a cara” do empresariado.  Não é a forma jurídica que determina se aquela entidade será mais respeitada, se terá mais credibilidade ou não, e sim a gestão. Enfim, já na condição de Presidente  optei pelo modelo de Associação e tive que lutar muito para convencer os empresários e o poder público local sobre o papel importantíssimo do turismo na vida de cada um de nós e no que, aquela poderosa ferramenta, o Convention,  poderia auxiliar.

 

No final da década de 90, veio a intenção de se criar um processo republicano com a junção de todos os C&VBx do Brasil. E lá fui eu, com  adesão ao processo, entusiasmo e, a arcando com pouco mais de R$ 300,00,  fundar o FBC&VB (Fórum Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux).

 

E a coisa continuou a crescer. Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, fomos chamados (o Fórum BC&VB) pelo Ministro Walfrido, do Turismo e Sanovicz da EMBRATUR, para assumir as ações de promoção internacional junto com a EMBRATUR. Antes porém, precisaríamos “arrumar a casa” e o CNPJ do Fórum Brasileiro de C&VBx, pois haviam pendências contábeis e de um convênio feito com o SEBRAE, pela elaboração do 1º. Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil. Precisávamos também alterar o nome “Fórum” para Federação, assim foi feito e eu assumi como Vice-Presidente Jurídico da Federação Brasileira de C&VBx, para auxiliar na resolução daquelas pendências e nas mudanças estatutárias.

 

A Rede Brasileira de C&VBx cresceu e subiu como um foguete. Capitalizada, a CBC&VB colaborou financeiramente com muitas entidades coirmãs, através do pagamento de hospedagens, bilhetes aéreos e até com o pagamento de aluguéis. Em menos de 5 anos já tínhamos quase 80 C&VBx. Foi então que em abril de 2005, estrategicamente, criamos a Confederação Brasileira de C&VBx e as Federações Estaduais, em um processo absolutamente legal e democrático, que foi aprovado por todos os C&VBx existentes na época. Antes porém, em 2004, em uma memorável assembléia realizada na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, sob o comando do Marco Antonio Castelo Branco,  decidimos, unanimemente, criar a Federação de C&VBx do Estado de São Paulo, tão logo a Confederação Brasileira fosse instituída, o que acabou acontecendo aos 08 de  abril de 2005 no Hotel Bourbon Cataratas & Resort da cidade de Foz do Iguaçu-PR. De forma que, em 09 de junho de 2005, na cidade de Dourado-SP, em consonância com o deliberado na assembléia de 2004,  eu e mais alguns visionários C&VBx paulistas, criamos a Federação de C&VBx do Estado de São Paulo, portanto há 10 anos. Éramos 10 C&VBx e hoje somos 20 associados no estado de SP e com mais 3 em processo final de instituição.

 

Pois bem, atualmente tenho várias atividades profissionais. Sou advogado militante, construtor, organizador de eventos, consultor, presidente do Ribeirão Preto Convention & Visitors Bureau, da Federação de C&VBx do Estado de São Paulo e eleito por unanimidade em Assembléia Geral Extraordinária aos 14 de janeiro de 2014, na cidade de Belo Horizonte,  como Presidente da Confederação Brasileira de C&VBx. Destaco aqui, que nesta assembléia de Belo Horizonte, a grande maioria dos C&VBx brasileiros, nos termos estatutários, estavam legalmente representados por suas Federações Estaduais.

 

A missão mais difícil no momento é: identificar e solucionar todos os problemas da entidade; retomar as ações da Confederação e convencer toda a rede de que tudo passa e o que fica são as boas ações e as boas intenções. As ruins se perdem pelo caminho. Os dirigentes passam e a entidade fica.

 

Para você que está chegando agora com toda energia, seja bem vindo e venha somar com essa marca internacional. Venha somar com os princípios éticos que comungamos.

 

Precisamos lutar pelo que é nosso e pelo que ajudamos a construir do qual, um dia, você poderá ser o dirigente ou colaborador. Se você já é um C&VB e é adepto ao associativismo, não fique de fora, venha participar do processo, mesmo que tenha pensamentos divergentes, pois é assim que a democracia se agiganta e a entidade cresce,

 

A evolução da sociedade é dinâmica e, por isso, os preceitos legais também devem ser dinâmicos.

 

A nossa legislação tributária que foi feita há quase 50 anos precisa evoluir. Há cinquenta anos estávamos em plena ditadura militar, o turismo era absolutamente incipiente, o brasileiro vivia em média 50 anos e não tínhamos a EMBRATUR e nenhum C&VB. O que era válido para aquela época, pode não ser válido e justo para hoje.

 

A sustentabilidade dos C&VBx é uma de nossas bandeiras onde a regulamentação da room tax é apenas uma delas. Muitos países já a utilizam com resultados extraordinários para o destino. Por que não rever os velhos conceitos? Por que não adequar a legislação vigente às necessidades atuais?  Cabe a nós escolhermos os políticos corajosos que queiram alterar as leis a nosso favor. Quem faz o nosso país somos nós.

 

Quem faz o nosso futuro, é você!!

Abraços.

 

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br