• facebook
  • twitter

Brasil comemora avanços no Dia Mundial do Turismo

Atualizado em: 26, set, 2013

Faturamento do setor cresceu em 4,8% no segundo trimestre deste ano, o dobro dos 2,4% do PIB do setor de serviços

O Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, terá comemoração antecipada nesta quarta-feira (25) na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Uma reunião solene reúne, no Congresso Nacional, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, parlamentares e convidados das comissões de Turismo do Senado e da Câmara para celebrar os avanços do setor nos cenários nacional e internacional.
O turismo mundial apresentou, no primeiro semestre deste ano, crescimento de 5% nas chegadas de turistas internacionais, superior aos 4%  projetados pela Organização Mundial do Turismo (OMT).  O número representa um acréscimo de 25 milhões aos 494 milhões de turistas internacionais que viajaram pelo mundo no mesmo período do ano passado. Os países emergentes, confirmando uma das tendências dos últimos anos, apresentaram crescimento superior ao das economias avançadas: 6% contra 4%.
O turismo brasileiro segue a tendência, com impacto positivo na economia do país. No segundo trimestre de 2013, de acordo com pesquisa do Ministério do Turismo/FGV, o faturamento médio das empresas do setor cresceu 4,8%. Já  o PIB do setor de serviços registrou variação de 2,4% no  mesmo período.
Sustentabilidade – Turismo e Água: Proteger nosso futuro comum é o tema do Dia Mundial do Turismo, cujas comemorações oficiais ocorrerão na República das Maldivas, no Oceano Índico. Em mensagem por ocasião do Dia Mundial do Turismo, o secretário-geral Geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon,  afirmou que a data “destaca a responsabilidade da indústria do turismo de preservar e administrar a água com sabedoria”.
O secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, conclamou as pessoas que trabalham no setor de turismo a se juntar à campanha do Dia Mundial do Turismo “na busca de soluções inovadoras para garantir o acesso sustentável aos recursos hídricos em todo o mundo”.
Entre os convidados pelo presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Valadares Filho (PSB/SE), para a sessão comemorativa do Dia Mundial de Turismo estão os presidentes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal; da Embratur, Flávio Dino, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Ronald Ázaro, além do diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.
(Da Redação. Fonte: Ministério do Turismo)
Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br