CASARÃO HISTÓRICO ABRIGARÁ RESTAURANTE E CAFÉ
Muitas pessoas que cruzam a esquina das ruas Álvares Cabral e Florêncio de Abreu já devem ter tido curiosidade em conhecer aquele casarão antigo que, por mais de 40 anos, ficou fechado e sem manutenção. Por iniciativa de um casal de irmãos, o Palacete onde viveu Jorge Lobato será transformado em um restaurante e café. No dia 19 de setembro haverá visita monitorada para que o público conheça o local.
Hector é engenheiro e a irmã Ingrid Sominami Lopes é arquiteta. As profissões foram um incentivo à ideia de comprar e restaurar o local que é carregado da história de um dos períodos áureos de Ribeirão Preto, quando o café enriqueceu a economia local. “Queremos resgatar a história de Ribeirão em uma época em que a cidade foi considerada capital mundial do café”, explica Hector, que pretende decorar o local com mobiliário daqueles tempos.
A obra deve estar concluída no final de 2016. Até lá serão três etapas do trabalho de recuperação. Até o final deste ano será feito o levantamento histórico, cadastral e métrico do imóvel. Posteriormente acontece restauro e as adequações para que o restaurante possa funcionar, seguindo a orientação do Compac – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Todo o trabalho de levantamento histórico está por meio de uma parceria com professores e alunos curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Moura Lacerda.
Visitando a história – Andar pelos vários cômodos do casarão é um convite à imaginação. Impossível não pensar nos costumes daquela época de luxo. Ali, Jorge Lobato e a esposa Ana Junqueira viveram por volta de 1922, com os cinco filhos. A casa foi um presente de casamento do pai de Anna ao casal, o fazendeiro Joaquim da Cunha Diniz Junqueira, coronel Quinzinho. Lobato era engenheiro e veio trabalhar na Estação Mogiana. Em Ribeirão Preto foi vereador, diretor da rádio PRA7 e professor do colégio Otoniel Mota.
O casarão possui vários cômodos espaçosos e que revelam a riqueza da arquitetura da época. No hall de entrada é possível admirar a linda escadaria em madeira. Na cozinha uma espécie de central de ramais era uma forma de os donos da casa, do andar superior, chamarem os empregados, que estavam no piso térreo.
A arquiteta Rita Fantini explica que a casa burguesa tem muitas características importantes da época, como o hall que dá acesso à escada e aos outros cômodos. A arquitetura do início do século 20 é marcada pela eliminação dos corredores, uso de vitrais, os jardins de todos os lados da casa e a área de serviço como um elemento externo. “Essa casa tem algumas coisas diferentes, como o uso de concreto armado, que era raro para a época. A arquitetura do casarão se rebela sofisticada e ousada”, afirma.
Para Domingos Guimarães, que também é arquiteto e leciona sobre patrimônio histórico, as iniciativas de preservação são raras em Ribeirão. “Geralmente o empreendedor quer o valor do terreno. Aqui, a proposta dos proprietários é fazer desse casarão um registro que Ribeirão teve uma fase importante do período cafeeiro. A riqueza que foi essa cidade”.
Os alunos Beatriz Sicchieri e Leonardo Fernandes afirmam que esta é uma oportunidade única de poder acompanhar em detalhes um trabalho de restauro, que seria conhecido de forma superficial na faculdade. O trabalho também é uma oportunidade de despertar na população o interesse pela preservação dos casarões antigos.
Para a população interessada em voltar ao passado e acompanhar a visita monitorada, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail noticia@mouralacerda.edu.br, com nome completo e telefone de contato. As visitas terão duração de 30 minutos e acontecem no dia 19 de setembro, das 9h às 17h30.
(Willian Teodoro – Jornal Tribuna de Ribeirão)
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil