Comitê discute elevação dos preços das passagens aéreas
Secretário do MTur participou do encontro do comitê de operações especiais da Conaero onde foram discutidas sugestões para coibir o abuso dos preços nas passagens aéreas na Copa do Mundo de 2014
O Comitê de Operações Especiais da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) esteve reunido na última terça-feira (22) para discutir a elevação dos preços das passagens aéreas durante a Copa de 2014. A reunião dos órgãos estatais aeroportuários, coordenada pela Secretaria de Avião Civil (SAC), vai iniciar um acompanhamento dos preços das passagens com o objetivo de evitar abusos na cobrança durante o Mundial.
O comitê de operações reúne, além da SAC e Conaero, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e a Embratur. O secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz, participou como convidado do comitê. “No curto prazo, uma das propostas é ampliar em 50% as opções de voos em alguns aeroportos brasileiros, com rotas alternativas”, disse. O fluxo de turistas também depende da divulgação do sorteio das chaves do mundial.
Ainda segundo o secretário, mais a longo prazo, discute-se a proposta para que o que o mercado brasileiro de aviação seja aberto para mais competidores, inclusive com entrada de capital estrangeiro. Lummertz apresentou durante a reunião um comparativo de preços a partir da liberação tarifária promovida pela ANAC em 2009, que mostra que houve uma queda de preço das passagens no Brasil de 50%, embora a liberação tarifária tenha onerado as passagens compradas de última hora e em picos de festas de fim de ano, feriados prolongados. “O grau desta deformação está acima da média mundial e pode representar um dano moral ao comprador que se sentir prejudicado”, disse.
As discussões da reunião serão levadas para o primeiro encontro do Comitê Interministerial que acontece nesta quinta-feira (24) na Casa Civil. O comitê foi criado por determinação da presidenta de República, Dilma Rousseff, coordenado pela Casa Civil, com a participação dos ministérios do Esporte, Justiça, Turismo e a Secretaria de Aviação Civil (SAC), com a inclusão dos ministérios da Fazenda (Receita Federal e Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da Saúde (Anvisa).
(Da Redação. Fonte: Ministério do Turismo)
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil