Feira do Vinil acontece neste sábado no Centro de Ribeirão Preto
Evento voltado ao LPs – ou bolachões – será no Cineclube Cauim; Feira deve contar com acervo variado e promete raridades.
Os amantes do ‘bolachão’, como é o apelido dos discos de vinil – ou LPs – têm uma opção de lazer neste sábado (16), em Ribeirão Preto. A Feira do Vinil será realizada no Cineclube Cauim, na região centra da cidade, entre 10h e 19h.
“Grande evento no local onde tudo começou. Compartilhe e traga seus amigos”, diz a publicação na rede social da Feira. Na feira será possível comprar, trocar e vender os tradicionais vinis. “Importados e nacionais, usados, compactos, raridades, promoções e lançamentos”, anuncia a Feira.
SERVIÇO
Feira do Vinil
Onde: Cineclube Caium
Local: R. São Sebastião, 920 – Centro
Horário: sábado 10h, às 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Confira um pouco da história dos discos de vinil
Em 1948, a empresa alemã Dóitx Gramofôn (Deutche Grammophon) lançava o primeiro disco em vinil que substituiu os discos de goma-laca de 78 rotações por minutos.
Foi uma inovação histórica. Os discos de goma-laca permitiam a gravação de apenas uma música em cada face, enquanto que os de vinil, também chamados de Long Play ou LP, eram mais leves e resistentes e reproduziam um número maior de canções com mais qualidade sonora.
No Brasil, o disco de vinil foi lançado comercialmente em 1951, mas só começou a suplantar o disco de 78 rotações em 1964, e dominou o mercado até 1996.
A queda nas vendas dos chamados LPs começou de forma crescente, com o lançamento do Compact Disc, o CD, em 1984. Para se ter uma ideia, em 1991 foram vendidos 28 milhões de discos de vinil, cinco anos depois esse número caiu para 1,6 milhão e quase zero no ano seguinte.
As grandes gravadoras produziram discos de vinil até 1997, restando a partir daí apenas uma gravadora independente, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, que faliu no ano 2000. Os LPs perderam o valor e passaram e ser comercializados nos chamados sebos, a preços muito baixos.
Nos Estados Unidos, os discos de vinil nunca saíram do mercado. Em 2013, foram vendidos cerca de 5 milhões de cópias e, no ano seguinte, foi registrado um aumento de 53% nas vendas, o que representou cerca de 6% do mercado de música daquele país (com Agência Brasil).
Por: CidadeOn
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil