GLOBALIA ANUNCIA PLANOS DE OPERAÇÃO PARA O BRASIL
Cúpula da companhia dona da Air Europa se reuniu com o presidente Bolsonaro e o ministro Marcelo Álvaro Antônio, responsável pela articulação da vinda da empresa para o Brasil
Identificar oportunidades de atuação e concluir rapidamente um plano de negócios para o Brasil. Essa é a meta estabelecida pela Globalia, responsável pela primeira aérea com capital 100% estrangeiro a obter autorização do governo federal para operar voos no Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pelo CEO da empresa, Javier Hidalgo.
Durante encontro realizado no Palácio do Planalto, a cúpula da empresa espanhola informou que entre os estudos previstos estão as rotas que poderão ser comercializadas pela operadora. Há, ainda, a expectativa da companhia desenvolver no Brasil o modelo de gestão hoteleira já aplicado na Europa e no Caribe.
Na ocasião, Javier Hidalgo agradeceu ao presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, por esta “oportunidade histórica” e prometeu que a empresa vai contribuir para a criação de emprego, ajudando assim a cumprir a meta do Plano Nacional de Turismo de dobrar o número de turistas estrangeiros que visitam o país, chegando a 12 milhões, quase o dobro dos atuais 6,6 milhões.
“As notícias trazidas pelos representantes da Globalia nos deixam extremamente confiantes de que estamos no caminho certo para fazer do turismo a mola propulsora da economia do nosso país. A entrada de uma nova empresa no nosso mercado permitirá redução dos custos das passagens aéreas e beneficiará os cidadãos brasileiros que desejam viajar. Este é apenas o primeiro passo, vamos em busca de outros competidores”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
A chegada inédita de uma empresa com capital 100% estrangeiro no país foi resultado de articulação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com o CEO da Globalia, Javier Hidalgo, em reunião realizada no início de maio, na Espanha.
“Teremos no menor tempo possível um plano de negócios e um estudo das possibilidades apresentadas com esta oportunidade. Estamos estudando as rotas dentro do Brasil que nos permitem nos posicionar neste mercado”, garantiu Javier Hidalgo.
Hidalgo expressou, ainda, sua disposição em investir em outras áreas do turismo brasileiro, como a de hospedagem. “Vamos também desenvolver no Brasil o modelo de gestão hoteleira que realizamos na Europa e no Caribe”, explicou ele a Bolsonaro.
INOVAÇÃO – Em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Globalia criou o primeiro HUB Global de inovação no turismo – a Wakalua – uma plataforma que gera interação entre os setores públicos, privado, empreendedores e investidores para identificar as novas empresas que irão liderar a transformação do setor turístico no mundo.
Neste momento, a Wakalua está trabalhando junto à equipe técnica do Ministério de Turismo de Brasil e da OMT no desenvolvimento de um programa de grande impacto para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor nesta indústria, que deverá ser anunciado nos próximos dias.
AUTORIZAÇÃO DE VOO – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou no dia 22 de maio a concessão para a Globalia Linhas Aéreas Ltda, grupo que administra a Air Europa, começar a operar rotas domésticas no Brasil.
Trata-se da primeira empresa aérea internacional constituída no Brasil com 100% de capital estrangeiro para operação regular de voos de passageiros no país. No mesmo dia, o Senado Federal aprovou a Medida Provisória 863/2018, que abre o mercado para a participação de 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas brasileiras. A matéria aguarda a sanção do presidente Jair Bolsonaro.
GLOBALIA – É o primeiro grupo turístico espanhol integrado, com faturamento de € 3,85 bilhões em 2018. Está presente em mais de 20 países e conta com 15 mil empregados em serviços de todos os segmentos do turismo. Possui uma série de companhias independentes, líderes em seus mercados, como a Air Europa (linha aérea), a Travelplan (operadora turística) e a Be Live (cadeia hoteleira), entre outras.
Por: Lívia Nascimento – MTUR
Edição: Vanessa Sampaio
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