• facebook
  • twitter

Ministério do Turismo aponta Ribeirão Preto como pólo gerador do Turismo de Negócios e Eventos

Atualizado em: 19, set, 2008

Ministério do Turismo aponta Ribeirão Preto como pólo gerador do Turismo de Negócios e Eventos

Pesquisa, pioneira no país, conta com a colaboração da Fundação Getúlio Vargas e Sebrae; indicativos mais importantes da cidade são infra-estrutura geral, acesso e capacidade empresarial

Ribeirão Preto está entre as 10 cidades brasileiras com significativo potencial turístico. No caso de Ribeirão Preto, essa vocação é direcionada especialmente para o segmento de negócios e eventos. A informação consta de uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira durante seminário realizado nas dependências da Câmara Municipal e que reuniu o secretário municipal do Planejamento e Gestão Pública, Marcos Spínola de Castro e técnicos do Ministério do Turismo, Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Sebrae.

“A pesquisa, realizada em 5 mil municípios brasileiros, é pioneira no País e está sendo levada a cada um dos municípios com indicadores importantes para o desenvolvimento turístico, como o caso de Ribeirão Preto”, conta a consultora do Ministério do Turismo, Laura Marques.

O principal objetivo desse estudo foi realizar um diagnóstico detalhado da realidade dos destinos indutores avaliados, a fim de colocar em perspectiva os níveis de competitividade turística de cada um e permitir que, gradualmente, possam ser desenvolvidas políticas públicas de fomento ao setor.

“No caso de Ribeirão Preto, esse estudo vai nortear as ações da Prefeitura, especialmente do Comturp (Conselho Municipal de Turismo), reativado pela atual administração municipal com a finalidade de tornar o município pólo de atração turística”, diz Spínola de Castro.

Entre as informações que constam da pesquisa apresentada pelo Ministério do Turismo, está o fato de que Ribeirão Preto figura entre os 65 destinos indutores do turismo regional. Para tanto, a equipe da FGV realizou um mapeamento minucioso que levou em conta 13 indicativos. São eles: infra-estrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, aspectos ambientais e aspectos culturais. Ribeirão Preto destacou-se, sobretudo, nos quesitos infra-estrutura geral, acesso, aspectos ambientais e capacidade empresarial.

O seminário continua, nesta sexta-feira, das 9h às 18h, com o detalhamento da versão final do “Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo Regional”. O estudo vai colaborar como instrumento de medição de competitividade e priorização de ações de fomento ao turismo com sustentabilidade. Afinal, o setor é um dos que mais gera emprego e renda, movimentando bilhões de reais e uma grande cadeia produtiva.

Reunião preliminar – Antes da abertura do seminário, os técnicos nele envolvidos participaram, no gabinete do secretário de Governo, Rogélio Genari, de reunião preliminar quando foram levantados aspectos focalizados durante o seminário.

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br