• facebook
  • twitter

Montagem da Feira do Livro movimenta Ribeirão Preto

Atualizado em: 5, jun, 2017

 

 

Já estão sendo montadas as áreas da Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II que receberão as atividades da programação permanente. A expectativa é atrair, em oito dias de eventos, aproximadamente 200 mil pessoas. Ao todo, o evento acontecerá em 13 espaços simultâneos e contará com cerca de 260 atividades

Ribeirão Preto (SP), 26 de maio de 2017 – Quem passa pelos arredores do centro da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, já começa a entrar no clima da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, um dos maiores eventos literários da América Latina, que acontece de 4 a 11 de junho. Os preparativos estão em ritmo acelerado e já demonstram para a população que o formato desta edição cresceu e promete novidades.

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, deu início à montagem dos espaços externos da feira, o que inclui a Praça XV de Novembro, Praça Carlos Gomes e Esplanada do Theatro Pedro II.  Estes espaços são os principais cartões de visita da feira, pois estão situados no tradicional Quarteirão Paulista da cidade e irão receber as atividades da programação permanente. “A área externa também vai abrigar 35 estandes das editoras e livrarias participantes desta edição, bem como servem de corredores e ponto de encontro para os visitantes do evento’”, comenta a superintendente da Fundação do Livro e Leitura, Viviane Mendonça.

Assim como no ano passado, a Praça XV será transformada na Praça do Leitor, um ambiente próprio para a prática da leitura, assim como descanso e entretenimento. Neste espaço acontecerão intervenções artísticas e poéticas durante todo o período da Feira. O local também será palco da parceria entre Fundação do Livro e Leitura e o Projeto Conviver, que possibilita a atuação de jovens artistas e mediadores. Esta ação é coordenada por Elieser Pereira, com integrantes do Projeto Conviver como Gabriel Pessoa, Marcelo Miranda (poeta-Mc) e Tiago Ramos (Bboy e Mc). “Ali também vamos promover o projeto cultural Livro Livre, realizado pela Fundação em praças da cidade durante todo o ano. A edição de junho acontece durante a feira, com agenda cultural e a tradicional campanha de doação de livros”, completa Viviane.

Também na Praça do Leitor é possível visitar uma exposição fotográfica do grupo “Amigos da Fotografia” e conhecer a história e curiosidades do Quarteirão Paulista e das Praças XV de Novembro e Carlos Gomes – por meio do Projeto Herança Cultural promovido por alunos e ex-alunos do curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá. O grupo estará uniformizado e pronto para fazer uma visita guiada pela feira e partilhar vivências histórias.

Outro espaço que chamará a atenção do público é a Praça Carlos Gomes, que será o destino da Tenda Sesc. Um dos principais parceiros da Feira do Livro deste ano, o Sesc preparou uma programação especial para o espaço, incluindo contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, intervenções urbanas, saraus, bate-papos e muitas outras atividades que vão permitir ambientes de interatividade com a Língua Portuguesa, a poesia, a literatura e a leitura.

Já a Esplanada do Theatro Pedro II vai receber atividades interativas e destinadas para todas as idades com atrações também organizadas pelo Sesc e outras pela Fundação do Livro e Leitura. Um dos destaques será a Performance do Sesi com a Cia Dorotéias – “Não pare de ler…não pare de ler…Não pare de ler!”. Trata-se de uma livre adaptação do conto “O menino que escrevia versos” de Mia Couto. E ainda ações do Jogo “Cidadão Sustentável”, coordenado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unaerp.

Na área destinada aos estandes, o público encontrará prestação de serviços da Etec – Escola Técnica José Martimiano, tais como preparação de currículo, informações nutricionais, aferição de pressão, orientações sobre direitos do consumidor, entre outros.  E também o estúdio da Rádio Unaerp que transmitirá ao vivo a programação diária, além de gerar som ambiente da feira.

13 espaços integrados

Entre áreas externas e internas, a Feira Nacional do Livro acontecerá simultaneamente em 13 espaços, onde serão realizadas mais de 260 atividades culturais e que terão a presença de 130 autores. Os locais são: Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes, Biblioteca Padre Euclides, SESC, ACI Ribeirão Preto, Palacete 1922, Sede da OAB Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi, Sincovarp e Teatro Marista.

Responsabilidade e Sustentabilidade

Nos espaços externos da feira haverá coleta e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos por meio do container da Reciclabytes; Serão coletados telefones, dvd, videocassete, controle remoto, televisores, fios e cabos, conectores, computadores, monitores, fontes de energia e pilhas, entre outros. Após a coleta, estes materiais passam por um processo para serem reinseridos na cadeia produtiva.

Outro serviço será  a coleta seletiva de lixo feita em latões identificados e equipe de limpeza especializada para coletar e separar todo material. Ao final do evento, todos os itens arrecadados serão destinados à empresa que faz reciclagem dos resíduos.

Ao final da 17ª  Feira Nacional do Livro, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto fará, em parceria com a Atlantica Simbios, o relatório “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa”, também denominada como ‘Pegada de Carbono’. A instituição produz o documento desde o ano de 2013. Neste estudo são mensuradas todas as atividades geradoras de emissões de gases de efeito estufa envolvidas na organização, montagem e visitação da Feira do Livro. “A “pegada de carbono” (carbonfootprint) mede o total das emissões de gases de efeito estufa geradas ou causadas direta e indiretamente por um indivíduo, organização, evento ou produto. Após o término do evento será feita a devida compensação”, conclui Viviane Mendonça.

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é “Do conhecimento que liberta ao amor que educa – o livro na escola” com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa – ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização e apoios

A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana. Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki. Instituição Cultural: SESC – Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi ( Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel – Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

 

Informações para a ImprensaVerbo Nostro Comunicaç

ão Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis:

Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Julio Fontes (redação@verbo.jor.br)

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br