MTur assina acordo pela competitividade
Atualizado em: 2, out, 2013
Acordo de cooperação técnica entre MTur, Sebrae e Embratur prevê parcerias em estudos, novas certificações, cursos e seminários para estimular o desenvolvimento do turismo no Brasil
Na última terça-feira (01), às 11h30, o ministro do Turismo, Gastão Vieira; o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, e o presidente da Embratur, Flávio Dino, assinam um acordo de cooperação técnica que prevê investimento em estudos técnicos, cursos, certificações e seminários para estimular o crescimento e o desenvolvimento do setor de turismo. A cerimônia será no auditório do edifício sede do Sebrae Nacional, em Brasília.
O novo acordo de cooperação prevê a implantação do Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro, a partir de fatores como infraestrutura, serviços e equipamentos, políticas públicas, marketing e promoção do destino, além da economia local. A aplicação do índice permitirá o planejamento do setor por gestores públicos.
Estão previstas ainda pesquisas sobre os serviços de hospedagem e seus impactos econômicos, estudos sobre a alimentação fora do lar e agências de viagem. Serão elaborados um guia do empreendedor e estudos de investimentos no setor do turismo. “A união de esforços é fundamental para ampliarmos o legado dos grandes eventos que o Brasil vai sediar”, comentou o ministro Gastão Vieira.
Outras ações que fazem parte do acordo são a qualidade de gestão, com a realização de seminários de sensibilização e mobilização empresarial, normatização e certificação para o setor de alimentação fora do lar e os meios de hospedagem, o turismo de aventura e o ecoturismo, e o fomento ao turismo no entorno de unidades de conservação. O objetivo é certificar os pequenos negócios segundo requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Nas ações de promoção e acesso a mercados, o acordo pretende fomentar o Prêmio Nacional de Turismo, como reconhecimento às melhores práticas no setor e ampliar a aplicação da metodologia “Economia da Experiência” em novos destinos, com a realização de viagens técnicas a destinos nacionais e internacionais de reconhecida excelência.
O termo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae tem validade de quatro anos, podendo ser prorrogado por termo aditivo. As instituições signatárias tem um histórico de mais de cinco anos de trabalhos conjuntos oficialmente. O primeiro acordo firmado entre elas data de 2007.
(Da Redação. Fonte: Ministério do Turismo)
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil