• facebook
  • twitter

MTur planeja política de qualificação profissional

Atualizado em: 14, ago, 2013

Entidades apontam a necessidade de qualificação profissional e alternativas para fidelizar trabalhadores do setor

O Ministério do Turismo deu o primeiro passo para criar uma Política Nacional de Qualificação Profissional. Na terça-feira (13), o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, e a diretora de Qualificação, Certificação e de Produção Associada ao Turismo, Marcela Jeolas, se reuniram, em Brasília, com representantes de entidades de defesa de empresários e trabalhadores do setor de turismo.

A reunião marca o início de um debate sobre a necessidade de investir em qualificação profissional. Atualmente, o MTur oferece o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Turismo), criado com base no programa do Ministério da Educação. A meta é oferecer 240 mil vagas em 54 cursos integralmente presenciais em ocupações de base do setor turístico, em 120 municípios brasileiros, até 2014. “Vamos identificar os problemas relacionados à qualificação e iniciar um programa próprio do MTur”, disse o secretário Fábio Mota.

De acordo com os representantes do setor, o desafio é capacitar os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho. “Precisamos requalificar os funcionários de hotéis, bares e restaurantes”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade, Moacyr Auersvald.

As entidades também defendem ações que fidelizem o trabalhador do setor de turismo, já que, de acordo com o diretor da Resorts Brasil, Ricardo Domingues, há uma grande evasão  de  profissionais. “Alguns funcionários migram para outras áreas por falta de perspectiva de crescimento na carreira”, disse. Para ele, o setor deve considerar alianças e parcerias com escolas de idiomas e universidades.

Seminário Internacional

Na primeira quinzena do mês de outubro, o MTur vai promover um seminário internacional para debater ações e definir medidas a serem inseridas na política de qualificação. Serão dois dias de discussões com economistas e representantes internacionais que vão compartilhar experiências de outros países. “Vamos debater ideias de como a qualificação pode contribuir para o crescimento do turismo”, explicou a diretora Marcela Jeolas.

(Da Redação. Fonte: Ministério do Turismo)

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br