• facebook
  • twitter

Acontece o Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia 2013 com apoio do Ribeirão Preto Convention

Atualizado em: 4, set, 2013

Pesquisadores internacionais participam do congresso que confirma a vocação da cidade para os eventos científicos. O Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Fisiologia 2013, entre 7 e 10 de setembro, no Centro de Convenções Ribeirão Preto, reune profissionais e estudantes de todo o país. O evento tem o apoio do Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau com a participação direta de seus associados no atendimento aos organizadores e participantes em diversas áreas, como hotelaria e transporte.

Para o presidente do Ribeirão Preto Convention, Márcio Santiago, a captação de eventos para a cidade e a assessoria na organização é uma das tarefas principais da entidade que integra a rede internacional de Conventions, criada nos Estados Unidos para fomentar o turismo. “Temos o objetivo de colocar o nosso município no circuito dos eventos científicos, corporativos ou de lazer”.

O presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, que promove o evento, é o professor da USP-Ribeirão Preto, Benedito H. Machado.

– Qual é a expectativa da SBFis nesse encontro de Ribeirão Preto?

A diretoria da SBFis tem uma excelente expectativa em relação ao nosso Congresso de 2013 em Ribeirão Preto. As razões para esse otimismo são as seguintes: a) o programa científico do Congresso é de padrão internacional; b) temos aproximadamente 750 fisiologistas já inscritos e durante o Congresso deveremos chegar a 850 participantes; c) teremos delegações de fisiologistas dos Estados Unidos e da Suécia, uma vez que as respectivas sociedades de fisiologia desses países são parceiras da SBFis; d) teremos delegações de fisiologistas da maioria dos estados brasileiros; e e) teremos a apresentação de 600 trabalhos de pesquisa inéditos e de elevado nível científico.

– Ribeirão Preto é nomeada pelo Ministério do Turismo como cidade referência para o Turismo de Eventos e Negócios. Isso favorece o interesse pelo Congresso de 2013?

O fato de Ribeirão Preto ser sede de um campus da USP, com tradição na pesquisa biomédica, e especialmente na fisiologia, faz da nossa cidade um destino ideal para eventos científicos como o Congresso da SBFis-2013, pois além da infraestrutura para a realização de Congressos, a cidade é um importante polo na produção científica brasileira e tem projeção internacional, graças a qualidade e ao impacto da pesquisa científica realizada nos laboratórios de pesquisa da USP de Ribeirão Preto.

Quais os temas mais importantes?

Vários temas importantes para a fisiologia e a fisiopatologia estão sendo abordados na programação do nosso Congresso, cuja programação pode ser encontrada no site www.sbfis2013.com.br – Conferências, simpósios e cursos sobre aspectos da fisiologia e fisiopatologia do sistema cardiovascular, respiratório, gastro-intestinal, renal, bem como sobre a endocrinologia e metabolismo e a neurofisiologia serão bastante discutidos. Os conferencistas brasileiros e do exterior são expressões científicas internacionais nas suas áreas de investigação, e todos os participantes terão benefícios com os novos conhecimentos a serem apresentados, especialmente em relação aos mecanismos de várias doenças com a hipertensão arterial, a obesidade, o diabetes, bem como os benefícios de  exercício físico para o tratamento de várias dessas doenças.

A SBFis está empenhada na organização de eventos internacionais. Qual a posição do Brasil no cenário mundial em fisiologia?

Em agosto de 2014 a SBFis organizará em Foz do Iguaçu o I Congresso PanAmericano de Ciências Fisiológicas, em parceria com as Sociedades de Fisiologia do Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Argentina e a Associação Latino-Americana de Fisiologia. Esse evento internacional deverá reunir aproximadamente 2.500 fisiologistas das 3 Américas e também de outros países dos diferentes continentes. Em agosto de 2017 a SBFis organizará no Rio de Janeiro o 38 Congresso Mundial de Fisiologia, o qual deverá reunir cerca de 5000 fisiologistas de todos o mundo. Portanto, a Fisiologia Brasileira se encontra numa fase de plena inserção internacional e as nossas parcerias com as diferentes sociedades de fisiologia do mundo desenvolvido são notáveis. Tudo isso esta sendo possível devido a qualidade e a tradição da pesquisa científica em fisiologia no Brasil ao longo dos últimos 50 anos. No entanto, estamos cientes de que a comunidade dos fisiologistas brasileiros terá muito trabalho até nos tornarmos lideranças mundiais nessa importante área do conhecimento biomédico.

– Quais os grandes desafios da profissão no país?

Os fisiologistas brasileiros são, na maioria das vezes, pesquisadores-professores das universidades públicas em todo o Brasil. O maior desafio para essa comunidade científica se tornar, de fato, parte da liderança mundial nessa área do conhecimento, esbarra nas dificuldades de importação de materiais e reagentes indispensáveis para a pesquisa competitiva no plano global. Os entraves burocráticos e administrativos para os pesquisadores brasileiros em geral, e os fisiologistas em particular, nos colocam em situação de desvantagem em relação ao mundo desenvolvido. A nossa Sociedade, bem como todas as demais Sociedades Científicas brasileiras estão atuando nos diferente planos do governo federal para tornar a pesquisa científica no Brasil digna do lema “Ciência sem Fronteiras”.

 

(Da Redação)

 

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br