• facebook
  • twitter

O escritor Fernando Morais confirma participação na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Atualizado em: 18, mar, 2014

O escritor Fernando Morais, biógrafo de Getúlio Vargas, Assis Chateuabriand, Olga Benário e Paulo Coelho, entre outros, será um dos destaques da 14ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre 16 e 25 de maio em vários espaços culturais de Ribeirão Preto.

Fernando Morais, jornalista e escritor mineiro, vai falar no palco principal do Theatro Pedro II sobre seu trabalho com biografias, seus livros-reportagens e sua trajetória como jornalista superpremiado.

O escritor teve dois de seus livros adaptados para o cinema. Um deles, “Olga”, sobre a vida da jovem militante comunista alemã de origem judaica que se envolveu com o militar e político brasileiro Luis Carlos Prestes, foi visto por cinco milhões de espectadores e indicado para representar o Brasil no Oscar de 2005.

Morais assinou ainda o roteiro da minissérie “Cinco Dias que Abalaram o Brasil”, sobre o suicídio de Getúlio Vargas, e recebeu o prêmio Jabuti pelo livro “Corações Sujos”, grande reportagem sobre a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Antes de se dedicar à literatura, trabalhou no Jornal da Tarde,  Folha de São Paulo, na revista Veja e em outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo.

Morais também fez carreira na política: ocupou os cargos de secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo.

Sob o tema A história em suas mãos – o livro e a leitura diante dos novos direitos civis e dos novos sujeitos sócias do Brasil -, a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai focar dez questões importantes da realidade social brasileira: os direitos da criança, da mulher, do idoso, do negro, do índio, da pessoa deficiente, do homossexual, do jovem, os direitos humanos e as questões ligados ao meio ambiente. A programação completa será divulgada em breve.

 

Biógrafo de Roberto Carlos também estará na feira

Uma das grandes polêmicas atuais na área cultural – as biografias não autorizadas – será levada ao Salão de Ideias da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Participam da mesa o jornalista e historiador Paulo César Araújo, que teve sua biografia não autorizada sobre Roberto Carlos publicada e recolhida nas livrarias em 2007, o deputado federal Newton Lima e o antropólogo Alan Rocha.
Paulo Cesar de Araújo é um estudioso da música popular brasileira, colabora com os principais veículos de comunicação do país. Além da biografia “Roberto Carlos em Detalhes” (Editora Planeta), é autor do livro “Eu não sou cachorro, não – música popular cafona e ditadura militar” (Editora Record), obras consideradas referência na historiografia da MPB. Atualmente, é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Newton Lima é deputado federal, ex-prefeito de São Carlos por dois mandatos e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos. É autor do projeto que tramita no Congresso prevendo a publicação de biografias, independente da autorização da pessoa biografada ou da família.

O antropólogo Allan Rocha é doutor em direito civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro com a teseOs direitos culturais e as obras audiovisuais: entre a proteção e o acesso – que ganhou o Prêmio de Pesquisa em Cultura – Políticas Públicas de Cultura do Ministério da Cultura. É professor da Faculdade de Direito de Campos e da Pós-Graduação em Direito do Entretenimento na UERJ.

(Assessoria de Imprensa – Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto)

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br