O escritor Fernando Morais confirma participação na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
O escritor Fernando Morais, biógrafo de Getúlio Vargas, Assis Chateuabriand, Olga Benário e Paulo Coelho, entre outros, será um dos destaques da 14ª Feira do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre 16 e 25 de maio em vários espaços culturais de Ribeirão Preto.
Fernando Morais, jornalista e escritor mineiro, vai falar no palco principal do Theatro Pedro II sobre seu trabalho com biografias, seus livros-reportagens e sua trajetória como jornalista superpremiado.
O escritor teve dois de seus livros adaptados para o cinema. Um deles, “Olga”, sobre a vida da jovem militante comunista alemã de origem judaica que se envolveu com o militar e político brasileiro Luis Carlos Prestes, foi visto por cinco milhões de espectadores e indicado para representar o Brasil no Oscar de 2005.
Morais assinou ainda o roteiro da minissérie “Cinco Dias que Abalaram o Brasil”, sobre o suicídio de Getúlio Vargas, e recebeu o prêmio Jabuti pelo livro “Corações Sujos”, grande reportagem sobre a história da seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Antes de se dedicar à literatura, trabalhou no Jornal da Tarde, Folha de São Paulo, na revista Veja e em outras publicações da imprensa brasileira. Recebeu três vezes o prêmio Esso e quatro vezes o prêmio Abril de jornalismo.
Morais também fez carreira na política: ocupou os cargos de secretário da Cultura (1988-1991) e da Educação (1991-1993) do Estado de São Paulo.
Sob o tema A história em suas mãos – o livro e a leitura diante dos novos direitos civis e dos novos sujeitos sócias do Brasil -, a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto vai focar dez questões importantes da realidade social brasileira: os direitos da criança, da mulher, do idoso, do negro, do índio, da pessoa deficiente, do homossexual, do jovem, os direitos humanos e as questões ligados ao meio ambiente. A programação completa será divulgada em breve.
Biógrafo de Roberto Carlos também estará na feira
Uma das grandes polêmicas atuais na área cultural – as biografias não autorizadas – será levada ao Salão de Ideias da 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Participam da mesa o jornalista e historiador Paulo César Araújo, que teve sua biografia não autorizada sobre Roberto Carlos publicada e recolhida nas livrarias em 2007, o deputado federal Newton Lima e o antropólogo Alan Rocha.
Paulo Cesar de Araújo é um estudioso da música popular brasileira, colabora com os principais veículos de comunicação do país. Além da biografia “Roberto Carlos em Detalhes” (Editora Planeta), é autor do livro “Eu não sou cachorro, não – música popular cafona e ditadura militar” (Editora Record), obras consideradas referência na historiografia da MPB. Atualmente, é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.
Newton Lima é deputado federal, ex-prefeito de São Carlos por dois mandatos e ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos. É autor do projeto que tramita no Congresso prevendo a publicação de biografias, independente da autorização da pessoa biografada ou da família.
O antropólogo Allan Rocha é doutor em direito civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro com a teseOs direitos culturais e as obras audiovisuais: entre a proteção e o acesso – que ganhou o Prêmio de Pesquisa em Cultura – Políticas Públicas de Cultura do Ministério da Cultura. É professor da Faculdade de Direito de Campos e da Pós-Graduação em Direito do Entretenimento na UERJ.
(Assessoria de Imprensa – Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto)
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil