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Pesquisa registra crescimento no setor brasileiro de turismo e negócios

Atualizado em: 20, ago, 2009

O segmento brasileiro de Convention & Visitors Bureaux conseguiu superar os piores prognósticos da crise econômica mundial e apresentou crescimento na marca de 46% no número de eventos captados. Este dado foi apurado pelo Censo 2009, patrocinado pela Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, que constatou ainda: juntos eles respondem por uma receita bruta de R$ 20,9 milhões.

Captaram também, no ano passado, um total de 2.356 eventos, dos quais 285 internacionais, 1.016 nacionais e 1.055 regionais. E emprestaram apoio a outros 619 eventos. Uma informação interessante sobre os eventos captados é que 34% têm natureza técnico-científico, 19% são corporativos e/ou incentivo; outros 19% festas populares; e 15% culturais. Já o participante gasta em média R$ 583,27 em três dias, período médio de sua permanência num evento. De acordo com a pesquisa, os eventos computados reuniram 19,2 milhões de pessoas, das quais mais de 2,3 milhões participantes internacionais.

Os dados apurados pela CBC&VB coincidem com os da pesquisa realizada pelo Portal Brasileiro de Turismo, que buscou delinear o impacto econômico dos eventos internacionais realizados no Brasil no biênio 2007/2008. Do grupo pesquisado pela Confederação, somente cinco convention são associados ao ICCA (International Congress & Conference Association) a mais importante entidade mundial do setor.

Crise x eventos – No que tange à crise, o levantamento indica que menos de 23% dos convention registraram algum cancelamento ou alteração na programação de seus eventos sejam eles nacionais ou internacionais, e que a grande parcela, 55%, não percebeu alteração no trade em virtude do cenário econômico. “São números que mostraram que, com criatividade e ações conjuntas, é possível driblar os problemas e superar o fantasma da crise econômica”, comentou o presidente da CBC&VB, João Luiz dos Santos Moreira. Para ele, parceiras entre os convention e a rede hoteleira, companhias aéreas e outros favoreceram a permanência por mais tempo dos participantes nos destinos brasileiros. “E nesse particular, devemos investir esforços para aumentar e acelerar os bons resultados”, completou.

O acesso a verbas e patrocínios é outro dado interessante do Censo, que aponta a concentração de 46% proveniente de convênios com o Ministério do Turismo, prefeituras e Secretarias Estaduais e Municipais de Turismo. Há ainda 32% do segmento que recebem patrocínios da iniciativa privada e outros 14% de verbas públicas. “Temos um setor forte e com um grande potencial de crescimento”, afirmou Moreira.

Da composição da receita dos convention que responderam ao questionário, nada menos de 41% tem origem no repasse da taxa de turismo (room tax), cobrada dos hóspedes da rede hoteleira convencional. Outros 34% vêm de mantenedores. A pesquisa revelou ainda que os 108 convention contam com 4.714 mantenedores e/ou associados, sendo 1.418 deles meios de hospedagem.

Hoje, o Brasil possui 108 Convention & Visitors Bureaux, dos quais 62% dão relevo às atividades de convenções, ou seja, turismo de eventos, negócios, feiras e congressos; 30% respondem também por turismo de lazer e entretenimento (Visitors); e somente 8% atuam com foco no segmento de incentivo.

Metodologia – A investigação não obedeceu a uma metodologia científica, entre outras razões, pela resistência do universo abrangido para revelar dados que, não raras vezes, carimbam de sigilosos. Foi realizada entre os meses de janeiro e fevereiro desse ano e apresentou aos 108 convention existentes um questionário com 42 questões. Na busca para atingir 100% de respostas, a Confederação recolheu informações via e-mail, fax e telefone e manteve contato direto com 99 instituições. Desse conjunto, 64 retornaram a comunicação com as informações solicitadas.

Fonte: Ascom CBCVB

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