Ribeirão Preto é a cidade do interior de São Paulo, com mais de 600 mil habitantes, melhor colocada no programa “Município Verde Azul”
Dos municípios do interior do Estado com população acima de 600 mil habitantes, Ribeirão é o primeiro no ranking de ações voltadas ao Meio Ambiente
Na última terça-feira, dia 18, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente divulgou o ranking das cidades que promoveram o maior número de ações voltadas ao meio Ambiente. De acordo com os números, Ribeirão Preto apresentou a melhor colocação entre as cidades com mais de 600 mil habitantes. No ranking geral, Ribeirão Preto ficou acima de grandes cidades como Campinas, Osasco, Guarulhos, Santo André e São Bernardo dos Campos.
Segundo o órgão estadual, 645 municípios foram avaliados pelas ações desenvolvidas na área ambiental e o desempenho em dez itens que regem o programa “Município Verde Azul”.
De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Mariel Silvestre, foram avaliadas ações voltadas à recuperação da mata ciliar, esgoto tratado, habitação sustentável, conselho de meio ambiente, lixo, arborização urbana, estrutura ambiental, educação ambiental, uso da água e qualidade do ar.
“Ribeirão subiu 17 pontos no ranking de 2011 para 2012. No ranking geral ficamos em 95º lugar, comparando com cidades pequenas como, por exemplo, Quadra, com apenas 3 mil habitantes que ficou em 9º lugar. Se avaliarmos corretamente, levando em conta o número de habitantes, Ribeirão Preto ficou em 1º lugar nas cidades do interior, ficando atrás apenas da Capital”, analisa Silvestre.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vem investindo em políticas ambientais no município. Nos últimos dois anos foi realizado o plantio de 22 mil mudas de árvores por meio do Programa “Vamos Arborizar Ribeirão”.
Há cerca de três meses também foi feito um monitoramento por sensoriamento remoto, ou seja, por satélite, que revelou que Ribeirão Preto possui 41m²/ habitante por copa arbórea. “Vale ressaltar que nestes 42 m² de área arborizada estão excluídas os maciços florestais como o Bosque, a Mata de Santa Tereza, campus da USP e demais áreas, pois somadas essas áreas o índice de área arborizada por habitante aumenta ainda mais”, informou Silvestre. “Outro dado revelado pelo professor da USP e especialista em áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Planejamento Urbano, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, é que 50% da cidade é arborizada, o dobro comparado a cidades como Piracicaba e Jundiaí”, finalizou.
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil