• facebook
  • twitter

Roteiro ‘caseiro’ de turismo e lazer

Atualizado em: 30, dez, 2014

Ribeirão Preto possui diver­sas áreas voltadas ao lazer e en­tretenimento. A cidade oferece opções como teatros, academias ao ar livre, museus, zoológico e parques (dois estão fechados: o Maurílio Biagi e o Roberto de Mello Genaro), entre outras atrações, para que os cidadãos possam fazer uso nos finais de se­mana, feriados e férias escolares.

Para quem gosta da natureza, história e animais, um passeio pelo Parque Municipal do Morro São Bento revela características de um parque urbano, por estar localizado próximo à área central da cidade. Próximo pode-se co­nhecer o santuário das Sete Ca­pelas e sua interessante história. Idealizado por monges benediti­nos, abriga sete capelas, cada uma dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semicírculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pelas rochas.

Logo na sequência, uma vi­sita ao Bosque/Zoológico Muni­cipal Doutor Fábio Barreto, parte do complexo do Morro São Ben­to, também é válida. Local que abriga mamíferos, répteis, aves, e ainda investe na educação e cons­cientização de crianças e adultos quanto à preservação do meio ambiente.

Conta com cerca de 730 ani­mais, entre macacos, leão, tigre, urso, aves de diversas espécies. Além de tranquilidade, o lugar conta com segurança por meio de câmeras instaladas em locais estratégicos e também possui si­nal de internet para aqueles que são ligados em tecnologia.

O visitante também pode desfrutar do Jardim Japonês, ro­deado por densa vegetação com todos os requintes do paisagismo nipônico, um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa, doadas pela colônia radicada na cidade.

Os museus formam um ro­teiro alternativo. O de Arte de Ribeirão Preto (Marp) – conside­rado pelo governo do Estado um dos melhores do interior – tem sempre em exposição exempla­res da arte contemporânea. O do Café Francisco Schmidt, re­vitalizado em 2010, ganhou nova cenografia e com muito mais interatividade recebe de volta visitantes antigos. As apresenta­ções de chorinho acontecem há 18 anos no coreto e mantêm fiéis frequentadores revigorados pela música brasileira.Outro museu é o Histórico de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, instalado há 54 anos na antiga sede da Fazenda Mon­te Alegre. Lá se pode ter acesso a documentos, bibliografia e varia­das coleções referentes à história de Ribeirão Preto e região. Já para quem gosta de artigos artesanais, a Feira de Arte e Artesanato, cria­da por lei em 1978, atende todos os finais de semana e feriados, na Praça das Bandeiras, mais conhe­cida como Praça da Catedral.

Com participação de mais de 150 artesãos de Ribeirão Preto e região, pode-se encontrar uma variedade de produtos em cerâ­mica, couro, metais, vidro, bijute­rias artesanais, louças, porcelana, fiação, tecelagem, flores desidra­tadas, arranjos em palha, vasos, tecidos, vestidos, entre outros.

Para quem prefere dar uma caminhada, aproveitar o dia ao ar livre, aliando divertimento à atividade física, Ribeirão Pre­to também dispõe de praças e parques que foram totalmente revitalizados nos últimos anos. Alguns parques contam com atividades variadas, ciclovia, academias ao ar livre, pista de caminhada, como é o caso do Luis Carlos Raya e Luiz Ro­berto Jábali (Curupira). Outra opção também são as 33 pra­ças, em diferentes bairros da cidade, que hoje contam com academias ao ar livre.

Aos amantes da cultura, a cidade de Ribeirão Preto é o ce­nário de muitas atividades. O Quarteirão Paulista, postal que arquitetonicamente nos reme­te às referências dos imigrantes europeus no início da formação do município, composto pelos prédios do Centro Cultural Pala­ce, Theatro Pedro II e o Edifício Meira Júnior, abriga a famosa choperia Pinguim, mais a espla­nada emoldurada pela praça XV de Novembro.

Esta, com sua fonte ilumi­nada e sonora, apresenta-se como o lugar dos aconteci­mentos culturais. No interior do Theatro ou fora dele, ma­nifestações de todos os esti­los se somam. Acordar cedo e passear pelos corredores do Mercado Municipal também é uma boa pedida. Famoso pela diversidade e exclusividade de alguns itens, o Mercadão é re­ferência regional de compras. Nele é possível encontrar ali­mentos, calçados, ferramentas, sementes, artesanatos, entre outras utilidades.

(Jornal Tribuna de Ribeirão Preto)


Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br