Roteiro ‘caseiro’ de turismo e lazer
Ribeirão Preto possui diversas áreas voltadas ao lazer e entretenimento. A cidade oferece opções como teatros, academias ao ar livre, museus, zoológico e parques (dois estão fechados: o Maurílio Biagi e o Roberto de Mello Genaro), entre outras atrações, para que os cidadãos possam fazer uso nos finais de semana, feriados e férias escolares.
Para quem gosta da natureza, história e animais, um passeio pelo Parque Municipal do Morro São Bento revela características de um parque urbano, por estar localizado próximo à área central da cidade. Próximo pode-se conhecer o santuário das Sete Capelas e sua interessante história. Idealizado por monges beneditinos, abriga sete capelas, cada uma dedicada a um santo padroeiro. As capelas ficam dispostas em um semicírculo, todas voltadas para o centro, incrustradas em uma pedreira, ficando assim, protegidas pelas rochas.
Logo na sequência, uma visita ao Bosque/Zoológico Municipal Doutor Fábio Barreto, parte do complexo do Morro São Bento, também é válida. Local que abriga mamíferos, répteis, aves, e ainda investe na educação e conscientização de crianças e adultos quanto à preservação do meio ambiente.
Conta com cerca de 730 animais, entre macacos, leão, tigre, urso, aves de diversas espécies. Além de tranquilidade, o lugar conta com segurança por meio de câmeras instaladas em locais estratégicos e também possui sinal de internet para aqueles que são ligados em tecnologia.
O visitante também pode desfrutar do Jardim Japonês, rodeado por densa vegetação com todos os requintes do paisagismo nipônico, um cenário composto de lagos, flores, pontes, bancos, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa, doadas pela colônia radicada na cidade.
Os museus formam um roteiro alternativo. O de Arte de Ribeirão Preto (Marp) – considerado pelo governo do Estado um dos melhores do interior – tem sempre em exposição exemplares da arte contemporânea. O do Café Francisco Schmidt, revitalizado em 2010, ganhou nova cenografia e com muito mais interatividade recebe de volta visitantes antigos. As apresentações de chorinho acontecem há 18 anos no coreto e mantêm fiéis frequentadores revigorados pela música brasileira.Outro museu é o Histórico de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, instalado há 54 anos na antiga sede da Fazenda Monte Alegre. Lá se pode ter acesso a documentos, bibliografia e variadas coleções referentes à história de Ribeirão Preto e região. Já para quem gosta de artigos artesanais, a Feira de Arte e Artesanato, criada por lei em 1978, atende todos os finais de semana e feriados, na Praça das Bandeiras, mais conhecida como Praça da Catedral.
Com participação de mais de 150 artesãos de Ribeirão Preto e região, pode-se encontrar uma variedade de produtos em cerâmica, couro, metais, vidro, bijuterias artesanais, louças, porcelana, fiação, tecelagem, flores desidratadas, arranjos em palha, vasos, tecidos, vestidos, entre outros.
Para quem prefere dar uma caminhada, aproveitar o dia ao ar livre, aliando divertimento à atividade física, Ribeirão Preto também dispõe de praças e parques que foram totalmente revitalizados nos últimos anos. Alguns parques contam com atividades variadas, ciclovia, academias ao ar livre, pista de caminhada, como é o caso do Luis Carlos Raya e Luiz Roberto Jábali (Curupira). Outra opção também são as 33 praças, em diferentes bairros da cidade, que hoje contam com academias ao ar livre.
Aos amantes da cultura, a cidade de Ribeirão Preto é o cenário de muitas atividades. O Quarteirão Paulista, postal que arquitetonicamente nos remete às referências dos imigrantes europeus no início da formação do município, composto pelos prédios do Centro Cultural Palace, Theatro Pedro II e o Edifício Meira Júnior, abriga a famosa choperia Pinguim, mais a esplanada emoldurada pela praça XV de Novembro.
Esta, com sua fonte iluminada e sonora, apresenta-se como o lugar dos acontecimentos culturais. No interior do Theatro ou fora dele, manifestações de todos os estilos se somam. Acordar cedo e passear pelos corredores do Mercado Municipal também é uma boa pedida. Famoso pela diversidade e exclusividade de alguns itens, o Mercadão é referência regional de compras. Nele é possível encontrar alimentos, calçados, ferramentas, sementes, artesanatos, entre outras utilidades.
(Jornal Tribuna de Ribeirão Preto)
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil