Trem Turístico de Ribeirão Preto
A história de desenvolvimento da cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior do Estado de São Paulo, fundada em 1856, pode ser contada dividida em dois tempos: antes e depois da instalação da Cia Mogiana.
A estrada de ferro levou e trouxe o que naquele momento era chamado de progresso.
Proteger essa história significa cuidar para que as relações de pertencimento do ribeirão-pretano não se rompam.
Alguns marcos ferroviários podem ser apontados, entre eles, a Estação Barracão, implantada no bairro atualmente identificado como Ipiranga,
mas originalmente conhecido também como Barracão em alusão à estação que deixava, principalmente, os imigrantes italianos.
Outras duas referências são importantes para contar essa história. A Maria Fumaça localizada na praça Francisco Schmidt e a da área externa da estação Mogiana, ainda em operação de trens de carga.
Restaurar estas duas máquinas, requalificar a Estação Barracão e garantir a criação de um passeio turístico é uma iniciativa audaciosa, mas muito importante para a cultura e o turismo de Ribeirão Preto.
O Ribeirão Preto e Região Convention Bureau é consciente da importância do turismo e sua dimensão frente à economia atual, reconhecidamente o segmento é grande gerador de empregos diretos e indiretos e consequentemente, de renda, desde que acompanhado de ações concretas e objetivas.
Com uma demanda crescente por parte de órgãos públicos, privados e entidades sem fins lucrativos, observa-se que o transporte de passageiros sobre trilhos no país, está sendo merecedor de novos estudos em alguns trechos e de pronta reativação em outros. Para tanto, será necessário a recuperação de trechos ferroviários, carros (vagões) e locomotivas. Essa recuperação gerará de imediato, mais de 200 novos empregos diretos.
Quando em funcionamento, necessitará de vários postos de trabalho para a sua manutenção.
Este projeto vem sendo realizado há pouco mais de um ano e depois da concessão e recuperação de carros, locomotivas e estações, estarão prontos para circulação.
Como uma das cidades de mais destaque na região turística do Brasil e com muitos recursos e atrativos turísticos, justifica-se a implantação do trem de Ribeirão Preto.
Márcio Santiago
Posts Relacionados
- » Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto tem lote extra de inscrições
- » COB define datas dos Jogos da Juventude 2023 entre 1º e 16 de setembro
- » E se eu te disser que a música pode interferir nas decisões dos teus clientes?
- » General Rocha Paiva confirma presença no Agenda Brasil 2022
- » Confira a programação do Festival Nacional de Teatro em Ribeirão
- » Dr. Ives Gandra Martins confirma presença no Agenda Brasil