• facebook
  • twitter

Trem Turístico de Ribeirão Preto

Atualizado em: 19, set, 2017

A história de desenvolvimento da cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior do Estado de São Paulo, fundada em 1856, pode ser contada dividida em dois tempos: antes e depois da instalação da Cia Mogiana.

A estrada de ferro levou e trouxe o que naquele momento era chamado de progresso.

Proteger essa história significa cuidar para que as relações de pertencimento do ribeirão-pretano não se rompam.

Alguns marcos ferroviários podem ser apontados, entre eles, a Estação Barracão, implantada no bairro atualmente identificado como Ipiranga,

mas originalmente conhecido também como Barracão em alusão à estação que deixava, principalmente, os imigrantes italianos.

Outras duas referências são importantes para contar essa história. A Maria Fumaça localizada na praça Francisco Schmidt e a da área externa da estação Mogiana, ainda em operação de trens de carga.

Restaurar estas duas máquinas, requalificar a Estação Barracão e garantir a criação de um passeio turístico é uma iniciativa audaciosa, mas muito importante para a cultura e o turismo de Ribeirão Preto.

O Ribeirão Preto e Região Convention Bureau é consciente da importância do turismo e sua dimensão frente à economia atual, reconhecidamente o segmento é grande gerador de empregos diretos e indiretos e consequentemente, de renda, desde que acompanhado de ações concretas e objetivas.

Com uma demanda crescente por parte de órgãos públicos, privados e entidades sem fins lucrativos, observa-se que o transporte de passageiros sobre trilhos no país, está sendo merecedor de novos estudos em alguns trechos e de pronta reativação em outros. Para tanto, será necessário a recuperação de trechos ferroviários, carros (vagões) e locomotivas. Essa recuperação gerará de imediato, mais de 200 novos empregos diretos.

Quando em funcionamento, necessitará de vários postos de trabalho para a sua manutenção.

Este projeto vem sendo realizado há pouco mais de um ano e depois da concessão e recuperação de carros, locomotivas e estações, estarão prontos para circulação.

Como uma das cidades de mais destaque na região turística do Brasil e com muitos recursos e atrativos turísticos, justifica-se a implantação do trem de Ribeirão Preto.

Márcio Santiago

 

Divulgue seu evento
Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br