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Turismo: alternativa para o desenvolvimento da região de Ribeirão Preto

Atualizado em: 27, nov, 2012

O desenvolvimento do turismo não deve ser planejado somente com a finalidade de gerar receita para a economia do local onde a atividade acontece.

O Plano Nacional do Turismo, criado pelo Ministério do Turismo, visa que o turismo deve ser fonte geradora de novos empregos, proporcionando uma melhor distribuição de renda e melhorando a qualidade de vida das comunidades; com isto, poderá interferir no âmbito da violência urbana, fortalecendo a segurança da população; deve também tornar-se um instrumento de organização e valorização da sociedade, articulando seus interesses econômicos, técnicos, científicos e sociais, como o lazer, a realização de eventos e outras atividades afins; gerar processos criativos, resultando na geração de novos produtos turísticos apoiados na regionalidade, genuinidade e identidade cultural do povo brasileiro, ou seja, para atingir seus objetivos, a atividade turística deve buscar a proteção ambiental, a valorização histórico-cultural, as diversidades regionais e o engajamento dos setores público, privado e da comunidade.

Intermediando a relação entre empreendedores e destino turístico, o Convention Bureau tem papel fundamental na atuação junto ao trade turístico e pelo interesse em fomentar o setor, buscando auxiliar no cumprimento dos objetivos do Plano do Turismo a fim de contribuir para o bom andamento do mesmo.

O turismo movimenta cerca de 52 setores diferenciados da economia, ocupando lugar de destaque no setor terciário, o da prestação de serviços. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor responde por 6% do PIB mundial, gerando cerca de US$ 900 bilhões de faturamento em 2009 e movimentando cerca de 880 milhões de pessoas no mundo. A previsão é que em 2020 este número chegue a 1,6 bilhões de pessoas.

O Brasil está em evidência no panorama internacional, não só no contexto econômico, mas o potencial turístico e gastronômico do país está em alta. Exemplo disto são os grandes eventos que receberemos nos próximos anos, o que deverá criar as condições desejáveis para a estruturação de uma oferta turística qualificada capaz de atender melhor o mercado internacional.

 

Hoje, o turismo no Brasil gera cerca de 2,3 milhões de empregos diretos e indiretos. Com isso, é necessário formarmos, qualificarmos e reciclarmos profissionais para a área.

Neste contexto, o papel dos cursos superiores em Turismo é de atender as necessidades do mercado a fim de suprir as carências de mão-de-obra do setor e de capacitar profissionais que atendam o perfil que a atividade precisa para desenvolver o turismo de acordo com o Plano do Turismo.

Em 2008, o Ministério do Turismo (MTur), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizaram um  “Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo Regional”. Ribeirão Preto foi escolhido como um dos destinos referência do país, mais especificamente no segmento de Negócios e Eventos, no qual já ocupa posição estratégica dentro do Estado de São Paulo.

A região de Ribeirão Preto tem atrativos turísticos importantes e reunindo potencialidades culturais e um dos maiores pólos sucroalcooleiros do mundo, configura-se como uma grande alternativa para o desenvolvimento da região.

Com isto, a atividade turística deve ser pensada e planejada como um novo despontar para a nossa região, e o Convention Bureau é ferramenta importante para incitar ideias e apontar ações para a organização do setor.

 

 

Marina Zanin Sacoman Bettiol

Coord. dos cursos de Turismo e Gastronomia

Faculdades Barão de Mauá

Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
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