• facebook
  • twitter

Palácio Rio Branco

Atualizado em: 13, ago, 2019

O Palácio Rio Branco, inaugurado em 1917, é a sede da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O estilo da construção, inspirado na arquitetura francesa da belle-époque, é o retrato da época de ouro do Café quando o dinheiro gerado pelas lavouras financiava o esplendor das elites.

Palácio Rio Branco | Crédito: Carlos Natal

“O poder conferido aos “coronéis” da cidade pela produção cafeeira (na época, a maior do mundo) era exercido no interior daqueles salões. Na grande mesa que ainda hoje atravessa o Salão Nobre “Antônio Duarte Nogueira”, fazendeiros milionários (nomeados vereadores, sem eleição) fechavam negócios e determinavam os destinos econômicos da cidade e, muitas vezes do país.

No Salão Rosa “Orestes Lopes de Camargo”, onde intelectuais debatiam questões da época, literatos e juristas viravam a noite em debates intermináveis. Hoje, este mesmo salão onde aconteciam as antigas e tumultuadas sessões da Câmara Municipal, exibe em suas paredes quadros de artistas locais com pedaços da história da cidade. Fielmente reproduzidos, ali estão as imagens da primeira capela do povoado, dos antigos habitantes em frente ao coreto, das velhas ruas e praças hoje modificadas.

No Salão Nobre “Antônio Duarte Nogueira”, que toma a fachada superior do prédio, aconteciam as festas do Império do Café. Ali foi organizado, por exemplo, o baile de gala em homenagem ao então presidente da República Epitácio Pessoa, em suas duas visitas à cidade. A sala, rodeada por janelas com sacadas sobre a praça, mantém intactos os lustres de cristal, as vidraças bisotadas, o impecável assoalho de madeira, as pinturas que adornam as paredes, os móveis da época.

Lá fica também o balcão que costumava acomodar a orquestra durante as festas. Dele era possível aos músicos localizar pelos espelhos, que até hoje ocupam a parede em frente, quem chegava ao baile – de acordo com a importância do convidado, mudava-se o número do musical.”

(Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto)

Palácio Rio Branco | Crédito: Carlos Natal

Localização: Praça Barão do Rio Branco, s/no.

Ribeirão Preto e Região Convention & Visitors Bureau
Av. Costábile Romano Nº 2655.
CEP: 14096-380. Ribeirão Preto - SP

Fone: (16) 3965 6191

Fique mais em ribeirao preto e regiao

Planejamento e Produção Editorial: MWpress Editora e Comunicação - mwpress@mwpress.com.br